quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Algoritmos [1]

Estive com problemas para postar ontem. Na verdade, o Blogger deixou todo mundo na mão mesmo :)

Comentava com meus alunos na última terça (23/02) sobre como o uso de algoritmos está presente em nossas vidas desde que começamos a interagir com o mundo, quando nossos cérebros começaram a funcionar e a aprender.
Organizamos nossos pensamentos de forma lógica e executamos uma instrução por vez, muito rápido é claro, mas é dessa forma que ocorre.
Possuímos as mesmas fases que o computador para executar uma sequencia de instruções:

Entrada, Processamento e Saída.

Como assim? Posso dar um exemplo de um cálculo mental.
Neste caso, para realizar o cálculo, nosso cérebro primeiro trata de buscar os dados necessários para realizar as operações, no caso os números e operações aritméticas envolvidas.
Estas são as entradas.

Após coletar os dados necessários e organiza-los na sequência correta, nosso cérebro executa o cálculo em etapas e obtemos o resultado.
Este é o processamento.

Para podermos tornar público o resultado, utilizamos nossos dispositivos de saída de informações, que são a fala, os gestos, a escrita.
Esta é a saída.

No caso do computador ocorre a mesma coisa, só que para que isso aconteça, precisamos organizar a obtenção de dados de entrada, o processamento e as saídas na forma de algoritmos, pois, como é sabido por todos, o computador não executa nenhuma tarefa a não ser que seja programado para isso, e quem programa o computador somos nós.

A construção de algoritmos requer prática, através de muitos exercícios, além de exercícios de lógica para melhorar o raciocínio.
Como havia prometido aos meus alunos, segue abaixo os links para download dos 4 jogos (Torre de Hanoi, Familia, Padres e Canibais e Garrafas) que mostrei em sala de aula, além de um outro, o LightBot, que gostaria que todos conheçam. É um joguinho muito bacana, no qual você tem que construir um algoritmo com as instruções para um robô se movimentar em um tabuleiro e acender uma lâmpada sobre as casas azuis. Muito interessante!

Um abraço a todos! Até a próxima.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário